mona monixa menina lagartixa, mona monixa mona monixa menina lagartixa em: histórias, aventuras, palavras, exposições, amigos, histórias,
fotografias rasgadas, papeis amassados, reflexos, manhãs de domingo, arteterapia, dança, dicas, viagens, ruas de pedras, indiadas, referências, movimento, arte, poeira da estrada, momentos perdidos, música, telas, novidades, links, curiosidades, tempestade de raios, enfim, um pouco de tudo e de tudo um pouco...
...about mona carvalho, sejam bem vindos!
mona em álbum fotográfico
no boneca de trapos
mona carvalho:
formada em licenciatura plena em educação artística - artes plásticas - especialização em arteterapia - curadora de artes visuais - atua também como curadora independente - atual diretora da escola preparatória de dança da cia. municipal de dança de caxias do sul.
m o n a c a r v a l h o - curadoria independente
para contatar curadorias: mcarvalho@caxias.rs.gov.br/curadoriaindependente@gmail.com
msn: mona.monixa@hotmail.com
curadoria independente:
a Curadoria Independente de Mona Carvalho trabalha com atividades ligadas a produções artísticas. A curadoria envolve: consultoria/assessoria de projetos, realização de exposições, informações de editais e prêmios, assessoria de imprensa/comunicação, arte gráfica, textos críticos, release e convites.
Mona Carvalho - Curadoria Independente
Curadoria Independente - Promovendo Arte
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grazi, a alemão
fran
mimi giron
leomara valente
stela medeiros
comédia em stand by
zamo tamay
depois das 11
Kika
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Meu nome , Mort. Ed Mort. Sou detetive particular. Pelo menos isso e o que esta escrito numa plaqueta na minha porta. Estava sem trabalho ha meses. Meu ultimo caso tinha sido um flagrante de adulterio. Fotografias e tudo. Quando nao me pagaram, vendi as fotografias. Eu sou assim. Duro. Em todos os sentidos. O aluguel da minha sala - o apelido que eu dou para este cubiculo que ocupo, entre uma escola de cabeleireiros e uma pastelaria em alguma galeria de Copacabana - estava atrasado. Meu 38 estava empenhado. Minha gata me deixara por um delegado. A sala estava cheia de baratas. E o pior e que elas se reuniam num canto para rir de mim. Mort. Ed Mort. Esta na plaqueta.
Ih! Roubaram a plaqueta!
Mona: monixa@gmail.com
Hey Hey My My "Rock n' Roll can never die"
.:. Paradise Lost .:.
.:. Lacrimosa .:.
.:. Marduk .:.
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.:. About Blues .:.
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.:. The Who.:.
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.:. Grace Potter and the Nocturnals.:.
andem...
voe...
dance...
brinque...: FLY GUY
...maravilha!
Mona Carvalho - Curadoria Independente - promovendo arte
mona carvalho
sangue O-
:)
você sabe explorar o potencial do seu visual e da sua voz?
Workshop de percepção e desenvolvimento do potencial vocal e visual: descubra como fortalecer o que há de positivo em você e minimizar seus pontos fracos; aprenda a valorizar a sua voz e a sua fala, saiba como potencializar o seu visual, aprendendo a reconhecer o que combina e o que não combina com você; descubra a elegância no andar, no sentar, nos gestos e no vestir; reconheça o poder da harmonia entre voz e visual. Agende o seu atendimento: (54) 3222.5178 e (54) 9978.8858 ou brasilstudio@brasilstudio.com.br
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Volare
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is that really me ???!?! ?So...
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really got to hold on to you !! ohh no....
monixa, pink is not an appropriate color ... hahaha ::
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di ver ti do
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...mais e mais e mais fotinhos
...adornos maravilhosos
só deixo meu coração na mão de quem pode
fazer da minha alma suporte para uma vida insinuante
insinuante anti tudo que não possa ser
bossa nova hard core
bossa nova nota dez
quero dizer, eu to pra tudo nesse mundo
então, só vou deixar meu coração,
a alma do meu corpo,
na mão de quem pode
na mão de quem pode e absorve
tanto no céu que no inferno
inspiração de mutação
da vagabunda intensão
de se jogar na dança absoluta da matança do que é tédio, conformismo, aceitação
e eu fico aqui vou te levando nessa dança sobre o mundo
(...)
ciúme é o acúmulo de dúvida, incerteza de si mesmo, projetado
assim jogado como lama anti-erótica na cara do desejo mais intenso de ficar com a pessoa
eu não tô a toa
eu sou muito boa
eu sou muito boa pra vida
eu sou a vida oferecida como dança
e eu não quero "te dar gelo"
diabos que o carregue
vê se aprende, se desprende
(...) decifra-me
só deixo minha alma,
só deixo meu coração
na mão de quem ama solto!
lindo.lindo
[mona.monixa.menina.lagartixa]
orisinal
..."As pessoas pensam que quando se apaixonam elas se completam?
A união platônica das almas?
Pois eu não concordo.
Eu acho que você está completo antes de se apaixonar.
E o efeito do amor é fracionar você.
Antes você está por inteiro, depois você racha ao meio."
...
Mona Carvalho - Curadoria Independente
Oh, come on, come on, come on, come on!
Didn’t I make you feel like you were the only man —yeah!
Didn’t I give you nearly everything that a woman possibly can ?
Honey, you know I did!
And each time I tell myself that I, well I think I’ve had enough,
But I’m gonna show you, baby, that a woman can be tough.
I want you to come on, come on, come on, come on and take it,
Take it!
Take another little piece of my heart now, baby!
Oh, oh, break it!
Break another little bit of my heart now, darling, yeah, yeah,yeah.
Oh, oh, have a!
Have another little piece of my heart now, baby,
You know you got it if it makes you feel good,
Oh, yes indeed.
You’re out on the streets looking good,
And baby deep down in your heart I guess you know that it ain’t right,
Never, never, never, never, never, never hear me when I cry at night,
Babe, I cry all the time!
And each time I tell myself that I, well I can’t stand the pain,
But when you hold me in your arms, I’ll sing it once again.
I’ll say come on, come on, come on, come on and take it!
Take it!
Take another little piece of my heart now, baby.
Oh, oh, break it!
Break another little bit of my heart now, darling, yeah,
Oh, oh, have a!
Have another little piece of my heart now, baby,
You know you got it, child, if it makes you feel good.
I need you to come on, come on, come on, come on and take it,
Take it!
Take another little piece of my heart now, baby!
oh, oh, break it!
Break another little bit of my heart, now darling, yeah, c’monnow.
oh, oh, have a
Have another little piece of my heart now, baby.
You know you got it —whoahhhhh!!
Take it!
Take it! Take another little piece of my heart now, baby,
Oh, oh, break it!
Break another little bit of my heart, now darling, yeah, yeah,yeah, yeah,
Oh, oh, have a
Have another little piece of my heart now, baby, hey,
You know you got it, child, if it makes you feel good.
I'm so tired of playing
Playing with this bow and arrow
Gonna give my heart away
Leave it to the other girls to play
For I've been a tempteress too long
Yes
Give me a reason to love you
Give me a reason to be... a woman
I just wanna be a woman
From this time unchained
We're all looking at a different picture
Through this new frame of mind
A thousand flowers could bloom
Move over and give us some room, yeah
Give me a reason to love you
Give me a reason to be... a woman
I just wanna be a woman
So don't you stop being a man
Just take a little look from outside when you can
Sow a little tenderness
No matter if you cry
Give me a reason to love you
Give me a reason to be... a woman
I just wanna be a woman
It's all I wanna be, it's all, a woman
For this is the beginning of forever and ever
It's time to move over
So I wanna be
I'm so tired of playing
Playing with this bow and arrow
Gonna give my heart away
Leave it to the other girls to play
For I've been a tempteress too long...
você sabe explorar o potencial do seu visual e da sua voz?
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caminho de santiago de compostela
desde sarria...
120 km em 5 dias!
hora de poa
hora espanha
hora méxico
... cuide mais do seu caráter do que da sua reputacao. porque seu caráter é exatamente aquilo voce é, enquanto que sua reputação é aquilo que os outros pensam que voce é...
...e o que eles pensam, é problema deles!!!
mundo de sofia
Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe pois o trabalho
de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo.
Em um dia belo, quando voltava da escola,
encontrou com dois pequenos envelopes brancos,
não simultaneamente.
Cada um deles continha uma indagação
e elas levaram Sofia a refletir
sobre a vida e a origem do mundo.
roma com minha amiga gica
só ouço falar bem:
Uma super dica que está fazendo um sucesso:
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quinta-feira, agosto 19, 2004
Sistema interativo: realidade virtual, networked installation, mineraç?o de dados na rede, intelig?ncia artificial, algoritmos genéticos, interface: leitor laser de código de barra, projeç?es ampliadas, óculos para estereoscopia e touch screen.
Ambiente: repleto de objetos de consumo, mesa/caixa em acrílico transparente, gráficos luminosos em neon, ambiente com 02 projeç?es, sendo uma em estereoscopia, 03 monitores monocromáticos, 01 touch screen, 01 televis?o com imagens de videoclip sobre os mitos.
?I?mito: zapping zone?, explora a fabricaç?o de identidades sintéticas, a partir de uma base de dados de vinte mitos ou personalidades, em computaç?o evolutiva, com algoritmos genéticos e buscas na rede que determinam o estado emergente da sala.
O espaço físico de uma sala, recoberta por objetos de consumo, constrói um ambiente marcado pelo excesso, numa espécie de zapping zone entre o matérico e imaterial, o ef?mero e o permanente, o mutante e o estável, o analógico e o digital, o código e a imagem. O sistema permite misturar qualidades gráficas, textuais e sonoras que caracterizam mitos da história da humanidade. Em estados de emerg?ncia pode-se passar do objeto físico na sua materialidade, ao máximo da abstraç?o das palavras, até imagens modeladas, e o gráfico cru dos algoritmos. Hibridizaç?es e mutaç?es s?o desencadeadas no sistema. Palavras buscadas na Internet constróem textos com dados da identidade dos mitos na rede mundial.
A S A L A
Cores vivas, de uma estética pop,
est?o presentes no ch?o vermelho e nas paredes amarelas.
Na entrada da sala, gráficos de neon,
em cores luminosas desenham formas de
alguns objetos e um videoclipe explora
fragmentos de imagens e sons
remetendo aos mitos.
A sala acumulada de objetos de consumo
tem suas paredes recobertas por cores,
texturas, formas de objetos de
toda ordem que identificam os personagens.
Gráficos de neon, em cores luminosas
desenham formas de alguns objetos, ao
redor de duas grandes telas, e emolduram
uma mesa/ caixa de acrílico com
os objetos para interaç?o.
Uma tela de touch screen é
oferecida para interagir com palavras.
Entre os objetos na parede est?o 3
monitores mostrando números dos
algoritmos que elaboram as interaç?es do sistema.
A interatividade:
O sistema interativo é acionado a partir da escolha de 2 objetos físicos identificados por etiquetas com códigos de barra, tirados de uma mesa acrílica que lembra um altar. A posiç?o da interface do leitor de código de barra remete ao sacrário.
A compra da identidade dos mitos é processada em tempo real no momento da leitura do código de barras que envia a informaç?o para o complexo sistema.
Ainda em tempo real as identidades s?o processadas e se manifestam nas duas telas. Palavras relacionadas ao contexto dos mitos acionam um sistema de intelig?ncia artificial.
Na primeira grande tela, esses dados processam em tempo real imagens em morphing dos rostos dos 2 mitos escolhidos através dos objetos e ao mesmo tempo frases s?o capturadas por mineraç?o de dados na Internet. Mutaç?es nas formas relacionando a identidade de dois mitos geram populaç?es de indivíduos mutantes.
Na segunda grande tela, os dados renderizam em tempo real imagens de objetos modelados que remetem aos mitos escolhidos. Um sistema de algoritmo genético e um atrator, computacionalmente, provocam o aparecimento mutaç?es de dois objetos, misturando a identidade dos mitos. Essa segunda tela, possibilita, através de técnica de realidade virtual, a vis?o em estereoscopia, numa relaç?o entre o virtual e os objetos que avançam no espaço real da sala.
Simultaneamente, o sistema está sendo visualizado nos 3 monitores que revelam os algoritmos. Na tela sensível ao toque, uma base de dados, através de classes de palavras relacionadas aos mitos, com substantivos, verbos, adjetivos e lugares, permite que cada participante construa seu próprio mito com os termos que lhe parecem mais adequados. Essas informaç?es geram populaç?es de indivíduos que v?o integrar uma comunidade virtual. Simultaneamente entram para o sistema. A sonorizaç?o da sala é feita ativando um banco de dados, com regeneraç?o em tempo real, explorando fragmentos sonoros, remetendo a personalidades e mitos.
Graus e níveis de interaç?o e imers?o.
Oferecendo objetos de dois mitos para o leitor de código de barras, dados que identificam os mitos s?o enviados para um banco de dados em um sistema de intelig?ncia artificial.
As seis emerg?ncias:
1) Morphing do rosto de dois mitos escolhidos.
2) Mecanismo de busca que captura na rede sentenças em tempo real, usando uma base de dados com palavras identificando os mitos, trazendo uma memória global.
3) Renderizaç?o em tempo real de objetos 3D, em um ambiente de OOL, que, visualizado em estereoscopia, invadem o espaço físico. Um atrator provoca o morphing entre dois objetos que se cruzam.
4) O sistema do som da sala, controlado por uma base de dados, explora pedaços de discursos, canç?es e ruídos relacionados ? história dos mitos escolhidos.
5) Tr?s monitores mostram a abstraç?o dos algoritmos "crus" do sistema de interaç?o, misturados ? fisicalidade dos objetos reais.
6) Seleç?o de palavras da base de dados em uma tela de toque, touch screen, provocam os algoritmos geneticos que produzem uma geraç?o nova de seres sintéticos.
Mitos escolhidos:
Marilyn Monroe, Cleópatra, Princesa Diana, Joana D'Arc, Frida Kahlo, Madona, Isadora Duncan, Evita, Madre Tereza de Calcutá, Carmem Miranda
John Kennedy, Ayrton Senna, Pelé, Charles Chaplin, Che Guevara, Gandhi, Albert Einstein, Elvis Presley, John Lennon, Van Gogh.
Quest?es técnicas: O sistema interativo evolutivo
Para cada mito, o conjunto de termos que o representa é tratado como seu código genético. Neste projeto, vinte mitos foram descritos, definindo-se para cada um deles 20 substantivos, 20 adjetivos, 20 verbos e 20 lugares. De 2 a 3 sons, objetos e imagens foram armazenados para cada um. Deste modo, o código genético de um mito é representado no sistema por um conjunto de 80 termos além de 7 a 8 itens que incluem imagens, objetos e sons.
Representaç?o interna
Os mitos s?o representados através de um conjunto de termos, organizados em diferentes categorias:
. substantivos: objetos, itens de uso pessoal que remetem ? imagem de cada mito. Por exemplo, uma bengala e um chapéu coco podem ser utilizados para representar Charles Chaplin;
. adjetivos: características pessoais dos mitos, virtudes ou mesmo defeitos que nos fazem lembrar de cada um deles. Os adjetivos corajoso e veloz, por exemplo, podem ser utilizados para descrever Ayrton Senna;
. verbos: aç?es que caracterizam a personalidade dos mitos, como por exemplo correr, rezar, matar...
. lugares: cidades nas quais os mitos viveram parte de suas vidas, ou locais que ficaram fortemente ligados ? história dos mitos por meio de um acontecimento qualquer. Por exemplo, a cidade de Paris vai sempre ser relacionada ? vida/morte da princesa Diana.
. imagens: fotos dos mitos em diferentes momentos de suas vidas;
. objetos: imagens modeladas em 3D a partir dos objetos e itens de uso pessoal dos mitos (ver substantivos);
. sons: fragmentos sonoros curtos e n?o lineares mixam declaraç?es, discursos, músicas de filmes, ruídos ou outros sons que trazem ? lembrança mitos. Por exemplo, o som de um carro de fórmula um pode faz lembrar do piloto Ayrton Senna.
Representaç?o Visual
Tela 1. Figuras que representam os objetos de uso pessoal dos mitos s?o projetadas, rotadas e transladadas utilizando processos morphing em LOO. Imagens s?o geradas pelo código genético de dois mitos que, combinados, geram um terceiro indivíduo. O processo de morphing é utilizado para unir as imagens referentes a cada mito em mutaç?es em tempo real. Formas em mutaç?o s?o geradas pela contaminaç?o de formas de populaç?es de mitos.
Tela2. Faces e corpos dos personagens com frases capturadas por mineraç?o de dados na Net. A representaç?o visual de um mito é feita através da projeç?o de imagens em metamorfose e frases captadas da net em um espaço tridimensional que escrevem sobre uma grande imagem realística das personalidades/mitos. Frases exibidas s?o trazidas da Internet em tempo real a partir de um sistema de busca a páginas contendo termos utilizados para caracterizar os mitos. O conjunto de rotinas de busca, disponibilizado pelo Google, é o mecanismo empregado para se fazer a seleç?o de textos da Internet, eliminando-se frases com conteúdo pornográfico, com ferramentas que permitem filtros .
Tela 3. O gráfico cru dos algoritmos em mutaç?o. Algoritmos que escrevem o programa s?o oferecidos como a estrutura genética do sistema através de uma projeç?o.
Evoluç?o
A idéia de evoluç?o da populaç?o de mitos é baseada em conceitos de algoritmos genéticos. Esses s?o métodos de busca baseados em mecanismos da genética e da seleç?o natural (Goldberg 1989). No caso dos mitos, dois operadores s?o utilizados na geraç?o de novos indivíduos:
. crossover: um segmento do código genético de um indivíduo é combinado ao segmento complementar do código genético de outro indivíduo;
. mutaç?o: o código genético de um indivíduo tem um de seus gens selecionado aleatóriamente e mutado.
Uma funç?o para determinar a aptid?o (fitness) de um indivíduo é definida com o objetivo de avaliar o quanto este indivíduo se encaixa na populaç?o de mitos. A funç?o retorna valores de 0 a 1, identificando desde indivíduos que n?o t?m nenhuma aptid?o para se tornarem mitos (0) até aqueles cujo perfil se encaixa perfeitamente no perfil de um mito (1).
Fitness(Nj) corresponde ? aptid?o calculada para o novo indivíduo Nj e Noise(Ti) é o valor do ?ruído? para o termo Ti, um conceito utilizado em modelos probabilísticos baseados em Noisy-OR (Pradhan et al., 1994) e calculado como 1 ? P(mito Ti) (probabilidade de um indivíduo ser um mito dado que possui termo Ti).
Interaç?o
Duas formas distintas de interaç?o foram desenvolvidas no projeto. A primeira permite que o visitante selecione dois mitos originais e os combine para gerar um novo indivíduo. Os códigos genéticos dos mitos selecionados s?o combinados utilizando-se os operadores de mutaç?o e crossover. Um novo indivíduo é gerado, possuindo um código genético próprio formado por um conjunto de termos. Estes termos s?o ent?o utilizados na busca de textos que representem o novo indivíduo. Imagens e objetos dos mitos originalmente selecionados s?o combinados através da funç?o de morphing e projetados em conjunto com os textos recuperados.
A segunda forma de interaç?o permite que o visitante selecione no banco de dados do sistema termos que lhe pareçam apropriados para o perfil de um mito. A partir de disso, os algoritmos genéticos s?o aplicados para gerar uma primeira geraç?o de indivíduos. Estes s?o avaliados através da funç?o de fitness definida, empregando nela os termos indicados pelo visitante. Os indivíduos que obtiverem maior pontuaç?o s?o armazenados no banco de dados e passam a fazer parte da nova geraç?o de mitos. Eles s?o apresentados ao visitante do mesmo modo que os mitos originalmente cadastrados, e podem passar seus gens a futuras geraç?es de mitos criadas por outros visitantes.
Os operadores genéticos utilizados imprimem um caráter n?o determinístico ao sistema, sendo pequena a probabilidade de geraç?o de novos indivíduos iguais.
. A busca de frases representativas sobre os mitos na rede dá ao sistema a propriedade de dinamicidade... um novo texto colocado na rede em qualquer ponto do globo pode a qualquer momento ser selecionado para representar os mitos e novos indivíduos gerados.
. A forma que determina a qualidade do sistema e seus modos de construç?o permite que seja apresentado em qualquer língua, necessitando apenas a traduç?o dos dados que caracterizam os mitos para outras línguas. Na presente vers?o, utiliza-se o portugu?s.
Exposiç?o:
2004 - Exposiç?o "Emoç?o Art.ficial II ? Diverg?ncias Tecnológicas", com curadoria de Arlindo Machado e Gilbertto Prado e consultoria especial de Jeffrey Shaw. Período: 01 de julho a 26 de setembro de 2004. Local: Instituto Itaú Cultural, S?o Paulo, SP, Brasil.
Equipe:
PROJETO E DIREÇ?O DE CRIAÇ?O
Prof. Dra. Diana Domingues
PRODUÇ?O
Laboratório de Pesquisa Novas Tecnologias nas Artes Visuais - NTAV
Grupo de Pesquisa Artecno
Universidade de Caxias do Sul - UCS
CNPq /FAPERGS
PROGRAMAÇ?O / INTERFACES INTERATIVAS
Gelson Cardoso Reinaldo - UCS,
Gustavo Brandalise Lazzarotto - IC CNPq e
Maurício dos Passos - IC FAPERGS,
Prof. Eliseo Berni Reategui - DEIN-UCS.
MODELAGEM 3D
Eleandra Gabriela Massing Cavalli - IC CNPq,
Elisabete Bianchi - UCS e
Junius Kurtz - PIBIC CNPq
BANCO DE DADOS ICÔNICO
Eleandra Gabriela Massing Cavalli - IC CNPq,
Elisabete Bianchi - UCS,
Luiz Fernando Oliveira - BIC UCS,
Maurício Revello Vazquez - PIBIC CNPq,
Mona de Carvalho - BIC UCS,
Solange Rossa Baldisserotto - AT CNPq e
Raquel de Lima Machado.
BANCO DE DADOS SONORO
Mona de Carvalho - BIC UCS
BANCO DE DADOS TEXTUAL
Luiz Fernando Oliveira - BIC UCS e
Maurício Revello Vazquez - PIBIC CNPq.
VÍDEO
ROTEIRO: Luiz Fernando Oliveira - BIC UCS
SOM - mixagem: Mona de Carvalho - BIC UCS
EDIÇ?O DE VT: Liliam Maschio - CETEL - UCS.
APOIO TÉCNICO
Solange Rossa Baldisserotto - AT CNPq
MONTAGEM INSTALAÇ?O
Diana Domingues,
Gelson Cardoso Reinaldo - UCS
Maurício dos Passos - IC FAPERGS
Fabiana Leit?o Rossarola
Itaú Cultural
AGRADECIMENTOS / APOIO Universidade de Caxias do Sul - UCS CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAPERGS - Fundaç?o de Amparo ? Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul Instituto ITAÚ Cultural Transportadora Translovatto
10:05
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mona carvalho
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msn: mona.monixa@hotmail.com
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